quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Agricultura

Em 2001, a agricultura representava cerca de 5% do PIB da Venezuela. O país continua dependendo das importações dos produtos agrícolas e alimentares. Mas apesar, de possuir um território abundante para a produção agrícola, 70% dos cereais consumidos, são importados.
O solo da Venezuela, não é tão rico de nutrientes como os demais países latino-americanos, porém quase 4% do território total, são destinados para as culturas permanentes.
A região altamente desenvolvida é a da Bacia do Lago de Valencia, ao oeste de Caracas ao interior de Puerto Cabello, a principal cultura dessa região é o café.
A agricultura na Venezuela recebeu importantes estímulos nos últimos anos, onde foi utilizado recursos para novas tecnologias, porém, a agricultura é deixada um pouco de lado, devido ao setor petrolífero, cujos recursos são abundantes no país.
Os principais produtos cultivados na Venezuela são: milho, arroz, batatas e hortaliças, bananas, cana-de-açúcar e café.

Clima

Na Venezuela o clima é normalmente quente e chuvoso, pelo fato dela se localizar entre os trópicos e próximos ao equador, podendo apenas ter a sua temperatura alterada pela altitude. Os climas variam muito de acordo com a altitude do lugar, esses são os principais tipos de clima:
Clima tropical: é um clima quente que ocorre nas regiões próximas aos trópicos, esse clima se subdivide em dois outros climas: tropical úmido e tropical seco. Esse clima se caracteriza pelas temperaturas elevadas, com verões quentes e úmidos, tendo invernos com temperaturas menores e com queda no índice de chuva.
Clima tropical de montanha: um clima onde as altitudes são mais elevadas. Onde no verão as chuvas são mais intensas, e o inverno mais frio.
Clima Equatorial: ocorre na zona climática mais quente do planeta. Onde as temperaturas são elevadas e as chuvas dependem muito da região, porque em regiões mais chuvosas não a seca, já nas regiões com menor índice de pluviosidade, ocorre estiagem de até três meses. A amplitude térmica é baixa, devido à variação entre o dia e a noite, e a inclinação do sol ser pequenas.